segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CAMPEONATOS E ESPORTES

TIPOS DE CAMPEONATOS

COPAS
A Copa do Mundo FIFA de 2010  ou Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2010  foi a décima nona edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 11 de junho até 11 de julho. O evento foi sediado na África do Sul, tendo partidas realizadas nas cidades de Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Nelspruit, Polokwane, Porto Elizabeth, Pretória, Rustemburgo e Joanesburgo. Trinta e dois seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 13 delas europeias (Espanha, Países Baixos, Itália, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia e Suíça), 8 americanas (Brasil, Argentina, Honduras, México, Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai), 6 africanas (África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria), 3 asiáticas (Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte) e 2 oceânicas (Austrália e Nova Zelândia).
As seleções da Sérvia e da Eslováquia faziam sua primeira participação na competição como países independentes. A edição teve apenas uma grande goleada: Portugal 7 a 0 Coreia do Norte. Porém, também contou com goleadas da Seleção Alemã sobre grandes seleções: 4 a 1 na Inglaterra e 4 a 0 na Argentina. Os melhores jogadores do mundo do ano anterior não tiveram um bom retrospecto na copa, dando lugar para outros bons jogadores aparecerem: David Villa, Xabi Alonso e Andrés Iniesta da Espanha, Bastian Schweinsteiger, Mesut Özil e Thomas Müller da Alemanha, Diego Forlán do Uruguai, Wesley Sneijder e Arjen Robben da Holanda.
A grande campeã da Copa foi a Seleção Espanhola, que havia conquistado a Eurocopa de 2008 em cima da Alemanha, ostentado o 3º lugar na Copa das Confederações de 2009 e era a 2ª colocada dentre todas as seleções no Ranking Mundial da FIFA. No elenco, havia Iker Casillas, eleito melhor goleiro do mundo em 2009 e 2008, Xavi Hernández e Andrés Iniesta, respectivamente 3º e 5º melhores jogadores do mundo em 2009, Fernando Torres, David Villa e Cesc Fàbregas, respectivamente os 3º, 10º e 15º melhores jogadores do mundo em 2008. No caminho até a final, a Espanha eliminou Portugal, Paraguai e Alemanha nas fases finais.
OLIMPÍADAS

CAMPEONATO DE ANIMAIS

Na época dos coronéis, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata. Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os peões (vaqueiros) para juntar o gado marcado. Eram as pegas de gado, que originalmente aconteciam no Rio Grande do Norte. Montados em seus cavalos, vestidos com gibões de couro, estes bravos vaqueiros se embrenhavam na mata cerrada em busca dos bois, fazendo malabarismos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos. Alguns animais se reproduziam no mato. Os filhotes eram selvagens por nunca terem mantido contato com seres humanos, e eram esses animais os mais difíceis de serem capturados. Mesmo assim, os bravos vaqueiros perseguiam, laçavam e traziam os bois aos pés do coronel. Nessa luta, alguns desses homens se destacavam por sua valentia e habilidade, e foi daí que surgiu a ideia da realização de disputas.[1]
O Rio Grande do Norte é apontado como o estado que deu o primeiro passo para a prática da vaquejada. A cidade de Currais Novos é o berço das vaquejadas, onde a tradição é mantida até os dias atuais. Em Currais Novos todos os finais de semana tem Vaquejada e é muito comum pátios nas fazendas e até mesmo na zona urbana.
O historiador Câmara Cascudo dizia que por volta de 1810 ainda não existia a vaquejada, mas já se tinha conhecimento de uma atividade parecida. Era a derrubada de vara de ferrão, praticada em Portugal e na Espanha, onde o peão utilizava uma vara para pegar o boi. Mas derrubar o boi pelo rabo, a vaquejada tradicional, é puramente nordestina. Na região Seridó do Rio Grande do Norte, mais precisamente no município de CURRAIS NOVOS onde tudo começou, era impossível o uso da vara, pois o campo era muito acidentado e a mata muito fechada, e por essa razão tudo indica que foi o vaqueiro seridoense o primeiro a derrubar boi pelo rabo.
Somente em 1874 apareceu o primeiro registro de informação sobre vaquejada. O escritor José de Alencar escreveu a respeito da "puxada de rabo de boi" no Ceará, mas não como sendo algo novo, ele deixou claro que a prática já ocorria anteriormente. E se existia no Ceará, era indiscutível que pudesse existir em estados vizinhos como, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí, já que eram regiões tão semelhantes nos hábitos, atividade econômica e social, e ambiente físico. Foi isso que levantou a suspeita dos pesquisadores. Eles descobriram pela tradição falada que muito antes de 1870 já se praticava vaquejada no Seridó Potiguar. Uma indicação para isso era a existência dos currais de apartação de bois, que deram origem ao nome da cidade de CURRAIS NOVOS, também no Rio Grande do Norte. Esses currais foram feitos em 1760. E era entre 1760 e 1790 que acontecia em Currais Novos a apartação e feira de gado. Foram dessas apartações que surgiram as vaquejadas. O pátio de apartação de São Bento, no município de Currais Novos foi construído em 1830.
No Nordeste, desde a colonização, o gado sempre foi criado solto. A coragem e a habilidade dos vaqueiros eram in dispensáveis para que se mantivesse o gado junto. O vaqueiro veio tangendo os bois, abrindo estradas e desbravando regiões. Foram eles os grandes desbravadores do sertão nordestino, e muito especialmente do sertão do Seridó, região cheia de contos e lendas de bois e de vaqueiros.[1]

  Anos 40

Sem registros precisos de datas, sabe-se apenas que em meados de 1940 os vaqueiros de várias partes do nordeste começaram a tornar público suas habilidades, na Corrida do Mourão, que começou a ser uma prática popular na região nordeste.[1]
Os coronéis e senhores de engenho passaram a organizar torneios de vaquejadas, onde os participantes eram os vaqueiros, e os patrões faziam apostas entre si, mas ainda não existiam premiações para os campeões. Os coronéis davam apenas um "agrado" para os vaqueiros que venciam. A festa se tornou um bom passatempo para os patrões, suas mulheres e seus filhos.
Após alguns anos, pequenos fazendeiros de várias partes do nordeste começaram a promover um novo tipo de vaquejada, onde os vaqueiros tinham que pagar uma quantia em dinheiro, para ter direito a participar da disputa. O dinheiro era usado para a organização do evento e para premiar os vencedores.
As montarias, que eram formadas basicamente por cavalos nativos daquela região, foram sendo substituídas por animais de melhor linhagem. O chão de terra batida e cascalho, ao qual os peões estavam acostumados a enfrentar, deu lugar a uma superfície de areia, com limites definidos e regulamento. Cada dupla tinha direito a correr três bois. O primeiro boi valia 8 (oito) pontos, o segundo valia 9 (nove) e o terceiro boi correspondia a 10 (dez) pontos. Esses pontos eram somados e no final da vaquejada era feita a contagem de pontos, a dupla que somasse mais pontos era campeã, e recebia um valor em dinheiro. Esse tipo de vaquejada foi e ainda é chamada de "bolão".
Com o tempo, a vaquejada se popularizou de tal forma que existem clubes e associações de vaqueiros em todos os Estados do Nordeste, calendários de eventos e patrocinadores de peso, envolvendo um espírito  de competição que agrada a muitos.                                                                                                                   



MODALIDADES ESPORTIVAS

Shutterstock Brasil se destaca em diferentes modalidades com a presença de grande atletas como Marta


O Brasil é conhecido mundialmente por seu desempenho em várias modalidades esportivas. Atualmente, as mais populares e consagradas são futebol, vôlei e natação. No entanto, outros esportes também estão conquistando espaço, à medida que o país cria programas de incentivo e ganha destaque mundia. Isso faz com que a participação de brasileiros seja sempre lembrada nos maiores campeonatos mundiais, como os Jogos Olímpicos e os campeonatos mundiais.
Na Olimpíada de Pequim, em 2008, 277 atletas (144 homens e 133 mulheres) representaram o Brasil. O País conquistou o ouro no atletismo, natação e voleibol feminino, além de quatro medalhas de prata e oito de bronze.

Pentacampeã mundial, a Seleção Brasileira de futebol é o time com o maior número de vitórias na história da Copa do Mundo. O “País do futebol” conta com 431 clubes registrados na CBF, a entidade que controla o futebol profissional no Brasil. Anualmente são realizados 27 campeonatos estaduais (e suas respectivas divisões), a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro (Séries A, B, C e D).  A Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e o Mundial de Clubes, competições internacionais que podem contar com times brasileiro, fazem parte do calendário nacional. Os jogadores brasileiros não fazem sucesso apenas no nosso território e estão espalhados pelos principais clubes do mundo.

Apesar do apelido “País do futebol”, já faz tempo que o esporte brasileiro não se destaca em apenas uma modalidade esportiva. Desde o início deste século, por exemplo, as seleções de vôlei masculinas e femininas conquistaram títulos em diferentes competições, como Jogos Olímpicos, Liga Mundial, Grand Prix, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Pan-Americano e passaram a ser considerados favoritos em cada torneio que disputam. Além disso, a Superliga, a competição nacional do esporte, cresceu em audiência, público e prestígio. Os principais atletas brasileiros jogam pelos times nacionais, elevando o nível da disputa.

Outro esporte que conta com um calendário regular é o basquete. Apesar dos resultados abaixo do esperado por parte da seleção masculina nos últimos anos, a recente conquista de vaga para a Olimpíada de Londres, em 2012, a exportação de talentos como Thiago Splitter, Anderson Varejão, Leandrinho, Nenê Hilário e Marcelinho Huertas para as principais ligas de basquete mundial e a consolidação de um campeonato nacional disputado e emocionante ajudaram o basquete a recuperar o seu prestígio e espaço na mídia.

Nos esportes individuais, a natação e a ginástica artística apoiadas pelas leis de incentivo ao esporte conseguiram investir em treinamento de seus atletas de ponta e os resultados começam a aparecer nas principais competições. Cesar Cielo, Thiago Pereira, Daiane dos Santos e os irmãos Daniele e Diego Hypólito são alguns dos destaques das duas modalidades no cenário mundial.

Além dos esportes mais conhecidos, o brasileiros se destacam em outras modalidades, como skate, surfe , rapel urbano e ecológico, windsurf, entre outros. A grande extensão territorial do país e as paisagens diversificadas fazem dos brasileiros indivíduos abertos a receber influências culturais e a descobrir novos desafios.

                                                              Futebol

             Futebol ( do ingles footbol,é uma modalidade de equipe entre dois times de 11 jogadores cada um e arbitro que se ocupa de correta aplicação das normas ).
              É considerado o esporte mais popular do mundo.
              É jogado num campo retangular gramado ,  com uma baliza ''trave'' em cada lado do campo.O objetivo é do jogo é deslocar uma bola através do campo para coloca-la , dentro da baliza adversária,ação que se denomina golo ou gol .
              A equipe que marcar mais gols ao termino da partida é a vencedora.
              No Brasil os principais campeonatos são:
                                                   Paulista e Brasileiro.
                     
                                           O campeonato Paulista  de Futebol, é a competição proficional desse esporte    no estado de São Paulo .
                                           Está dividida e quatro divisões e a divisão mais alta é chamada de Série A1 sendo disputada entre vinte equipes e durando de janeiro ao começo de maio.

                                          O campeonato Brasileiro de Futebol é conhecido como Brasileirão é o principal torneio entre clubes de Futebol do Brasil , disputado anualmente .
                                         O campeonato Brasileiro define os principais representantes  Brasileiros nas competições Sul-americanas .
                                        O torneio da acesso ao seu campeão,vice campeão ,terceiro e quarto colocados a Taça Libertadores da América 
                                       Temos campeonatos de:
                                       Futebol de praia-é jogada na areia.
                                       Futsal -é praticada em recintos com bolas pesadas,que salta um pouco.É praticada por duas equipes de 5 jogadores cada.
                                       Futevôlei-Praticada na areia , dividida ao meio por uma rede.Pode ser jogada com quatro jogadores (4x4) .deve-se tocar a bola com o qualquer parte do corpo,excepto os braços ,ante-braços e as mãos , como Futebol 



O que são 
As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais, porém ocorre a participação somente de atletas com deficiências físicas e sensoriais (exemplos: amputações, cegueira e paralisia cerebral) e deficientes mentais. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. Estes jogos mostram que, apesar da deficiência física, estas pessoas conseguem se dedicar aos esportes em nível profissional. É um exemplo de integração e inclusão social e esportiva para os portadores de necessidades especiais. Os Jogos Paralímpicos são organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional com sede em Bonn (Alemanha).

Paraolimpíadas 2012
Em 2012, os Jogos Paralímpicos ocorrerão em Londres (Inglaterra), entre os dias 29 de agosto (cerimônia de abertura) e 9 de setembro (cerimônia de encerramento). Haverá a participação de mais de cinco mil atletas (esperado) de 150 países (esperado), inclusive do Brasil. Vinte esportes estão no pragrama paraolímpico de 2012.

História 
As Paraolimpídas foram organizadas pela primeira vez em 1960 e aconteceram na cidade de Roma (Itália). Organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), esta primeira edição teve competições dos seguintes esportes: esgrima, basquete, atletismo, tênis de mesa e arco-e-flecha. 
Na última edição, que ocorreu na cidade de Pequim em 2008, cerca de 4 mil atletas participaram. A China ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas (89 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze)

Modalidades Esportivas Paraolímpicas
- Atletismo
- Basquete em cadeira de rodas
- Bocha
- Ciclismo
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de 5 jogadores
- Futebol de 7 jogadores
- Goalball (para portadores de deficiência visual)
- Levantamento de peso
- Hipismo
- Judô
- Natação
- Remo
- Rugbi em cadeira de rodas
- Tênis em cadeira de rodas
- Tênis de Mesa
- Tiro
- Tiro com arco
- Vela
- Voleibol

Participação e desempenho do Brasil nas Paraolimpíadas de Pequim 2008:
- Nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, os atletas brasileiros fizeram bonito e conquistaram 16 medalhas de ouro (8 na natação, 4 no atletismo, 1 no judô e 1 no futebol de 5 e 2 na bocha), 14 de prata (4 no atletismo, 7 na natação, 2 no judô e 1 no tênis de mesa) e 17 de bronze (7 no atletismo, 4 na natação e 2 no judô, 1 na bocha, 2 na equitação e 1 no remo). Nosso país ficou em 9º lugar no quadro de medalhas

Clodoaldo Silva

 Clodoaldo Francisco da Silva Correa(Natal,1de fevereiro bde 1979)é um nadador paraolímpico brasileiro.O atleta sofreu uma paralisia celebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora.
   Clodoaldo conheceu a natação  com processo de debilitação  no ano de 1996 , em natal.
    Quantro ano depois , já comquistava suas primeiras medalhas em jogos Paraolímpicos(três de prata e uma de bronze).Nas quatro Paraolíadas que disputou, Clodoado acumula treze medalhas, sendo seis de ouro.
     Em trê participações em jogos  Parapan-Americanos, conquistou cinco medalhas e 2003(Mar del prata)oito 2007(Rio de Janeiro) seis em 2011(guadalajara).
      Nos três Campeonatos  Mundíais que disputou, totaliza nove medalhas. 
      Entre as diversas homenagens que recebeu então o titul de embaixador do Pan e do Parapanamereincano de 2007 , concedida pelo Federação das Indústri do Estado do Rio de Janeiro(Firjan)e escolha pelo soberana Ordem do mérito do Empeendedor Juscelino Kubitschek como presonalidade esportiva de 2006.

    

    


NOTÍCIAS

Olímpiadas:

Brasil faz campanha igual a de Pequim: ouro no feminino e prata no masculino Brasileiras comemoraram campanha épica em Londres com cambalhotas na quadra (Foto: AFP) Do R7 Se algum torcedor brasileiro de vôlei possui problemas cardíacos, estas Olimpíadas foram de alto risco para ele. Afinal, em Londres 2012 a modalidade foi marcada por partidas emocionantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário